Na hora da crise, muitas empresas precisam cortar investimentos. Nos pequenos negócios, é comum que a verba de marketing seja uma das primeiras na lista de corte. Mas, é em um período desafiador como o de crise que o empreendedor não pode deixar de investir no marketing da sua empresa. Principalmente no marketing digital.
Em um período em que as pessoas se encontram em casa utilizando da internet para continuarem seguindo suas vidas, é essencial que o empreendedor enxergue esse investimento no marketing digital como uma excelente estratégia.
Nessa matéria separamos 3 dicas de marketing, totalmente gratuitas, que farão muito sentido para você empreendedor nesse momento de adaptação global da economia.
1 Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é uma ferramenta que facilita que sua empresa seja encontrada na Rede de Pesquisa do Google e do Google Maps. Nela, você tem a possibilidade de cadastrar informações como:
Nome da empresa
Endereço do negócio
Número de telefone
Horário de funcionamento
Formas de pagamento
Outras informações sobre o negócio
Toda vez que alguém estiver na internet fazendo uma pesquisa relacionada à sua empresa ou ao segmento que você atua, essa pessoa poderá te encontrar mais facilmente e ser direcionado à você.
Com a ferramenta sua empresa fica mais presente nas redes digitais e assim proporciona ao empreendedor mais recursos para captação de novos clientes.
2 Link API do WhatsApp
O uso do WhatsApp como ferramenta de marketing ganha cada vez mais adeptos. O WhatsApp é uma plataforma que já conta com um contingente gigantesco de usuários em todo o mundo, e portanto, um prato cheio para as ações de marketing online.
Essa dica além de simples é muito eficaz, pois através do link gerado, o cliente já é direcionado ao WhatsApp do seu celular ou computador. Facilitando assim a comunicação entre as partes.
Criar o link manualmente
Copie o código a seguir: https://api.whatsapp.com/send?phone=SeuNúmero
Substitua o termo "SeuNúmero" pelo número do seu telefone, incluindo o código do país e o DDD. No exemplo a seguir, utilizamos o DDI "55", do Brasil, e o código "18", da cidade de Birigui: https://api.whatsapp.com/send?phone=5518981328386
Criar um link com mensagem
Copie o código a seguir: https://api.whatsapp.com/send?phone=SeuNúmero&text=SuaMensagem
Além de substituir o número do telefone, substitua também o termo "SuaMensagem" pelo texto que desejar. Como links não permitem inserir espaços, troque os espaços pelo código %20, como no exemplo a seguir: https://api.whatsapp.com/send?phone=5518981328386&text=Oi%20Gigatron
Quando um cliente clicar no link, será direcionado para uma página do WhatsApp e poderá iniciar uma conversa com você. Confira a seguir.
Criar link com um site gerador
Outra opção possível para criar um link para o WhatsApp é a partir de plataformas terceiras, como o site Convertte. Para gerar o endereço online, também é preciso informar o número do telefone.
Acesse o site Convertte (https://www.convertte.com.br/gerador-link-whatsapp/) e preencha seu número de telefone e a mensagem inicial nos campos indicados. Em seguida, clique em "Gerar link";
O link gerado será idêntico ao fornecido pelo WhatsApp. Ao ser clicado, ele direcionará o usuário para uma página do mensageiro, que deverá clicar em "Enviar" para iniciar a conversa com a mensagem.
Pronto, agora com esse link em mãos a empresa poderá colocá-lo em suas redes sociais, ou no Google Meu Negócio, ou onde for de melhor interesse e alcance para que facilite a comunicação com seus cliente. É através desse link que seus clientes e possíveis clientes vão ter acesso direto com sua empresa.
3 Vídeo Institucional
O objetivo do Vídeo Institucional é criar uma boa imagem e contar uma história a respeito da sua empresa, produto ou serviço, tendo como foco clientes, parceiros, investidores, enfim, os públicos que forem do seu interesse.
Recomenda-se algo entre 30 segundos até 2 minutos. Nada muito longo e maçante. Em um curto espaço de tempo a empresa falará sobre sua dinâmica, promoções, serviços algo que for de interesse dela e que queira mostrar a seus clientes, à sua audiência. O Vídeo Institucional, desta maneira, é uma forma de espalhar uma mensagem de maneira eficiente e ganhando credibilidade.
Produzir um Vídeo Institucional é como criar um curta-metragem oficial da sua empresa.
As possibilidades de conteúdo são inúmeras, e o formato audiovisual tem o poder de encantar o público, influenciar opiniões e humanizar a marca.
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