Confira agora 5 dicas de tendências para inovação no varejo que você pode implementar na sua empresa.
1. Experiência omnichannel
Cada vez mais as empresas varejistas estão apostando na experiência omnichannel. Basicamente, consiste em oferecer aos consumidores diferentes canais de interação com a marca e que funcionam de maneira integrada.
Ou seja, o cliente pode, por exemplo, iniciar a sua compra no site da loja e depois buscar o produto na loja física; ou então começar um atendimento de suporte no chatbot da empresa pelo Facebook e depois dar continuidade pelo telefone, sem precisar repetir todos os dados pessoais e explicar a solicitação novamente.
A integração entre os canais e as informações que circulam entre eles é o ponto-chave da experiência omnichannel.
2. Internet das Coisas
Outra dica de inovação no varejo é a implementação da Internet das Coisas. Essa tecnologia consiste em fazer com que objetos possam trocar informações entre si.
Para isso, sensores são instalados a esses objetos possibilitando a coleta, o armazenamento e a transmissão de dados.
No varejo, a Internet das Coisas pode ser utilizada, por exemplo, em prateleiras inteligentes. Elas vão informar para o setor de estoque quais itens estão em falta, quais costumam ter saídas maiores e menores, os horários de pico, etc.
3. Big Data
O Big Data é também uma tendência em ascensão no mundo dos negócios, inclusive no setor varejista.
Essa tecnologia consiste em processar grandes volumes de dados e transformá-los em informações relevantes para as estratégias de negócio.
Com o uso do Big Data, é possível entender melhor o comportamento de consumo do público da empresa, personalizar ofertas, prever demandas, alocar os recursos com mais assertividade e direcionar melhor as ações de marketing para atrair e fidelizar clientes.
4. Carteiras digitais
As carteiras digitais representam uma nova maneira com que os consumidores lidam com o próprio dinheiro na hora de fazer suas compras.
Com segurança e praticidade, os pagamento podem ser feitos totalmente pelo celular e em poucos cliques.
Você pode oferecer para os seus consumidores a possibilidade de efetuar pagamentos por aproximação do celular à maquininha de cartão (Near Field Communication – NFC) ou por QR Code se a compra for feita pela internet.
5. Tecnologia e sustentabilidade ambiental
Cada vez mais as pessoas estão cobrando das marcas um compromisso sério com as causas ambientais e de sustentabilidade. Essa cobrança é ainda maior entre o público mais jovem.
Uma maneira de inovar nessa questão é através do uso de tecnologias que ajudem a evitar o desperdício no estoque. Além disso, é possível investir em materiais de origem biodegradável e apoiar instituições que fazem reciclagem.
Agora que você já sabe como é possível inovar no varejo, coloque em prática as nossas dicas e mantenha-se competitivo no mercado.
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