Como divulgar o delivery: A forma de se relacionar com o seu cliente que antes movimentava o seu bar ou restaurante mudou. Alguns donos de negócios já tinham certa familiaridade com o ambiente online, outros focaram mais na experiência do cliente no estabelecimento.
Então aqui vai 7 dicas para quem tem um delivery implementar para ter um melhor resultado no seu estabelecimento digital.
1. Quem é o seu cliente? Conheça-o!
Provavelmente, você se lembra ou ouviu falar do livro Alice no País das Maravilhas. Em um diálogo entre a protagonista e um gato falante, Alice pergunta: “Qual caminho devo seguir?”, eis que o gato responde: “Se você não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve”. O que esse trecho pode nos ensinar, caso você não tenha um objetivo claro e conheça de fato quem é o cliente que frequenta o seu bar ou restaurante, a chance de você estar ‘falando’ com o público errado é grande. Perguntas como:
Qual o perfil do meu cliente? São famílias com crianças? Casais?
O que gosta e consome?
Quais os horários o fluxo de atendimento é maior?
O seu público é usuário de redes sociais?
Qual o porte da sua cidade: pequena, média, grande?
Até onde é o raio de entregas consegue atender o seu bar ou restaurante?
2. Estruture processos
Como funciona o modelo de negócio do seu restaurante hoje? Quantos funcionários há na sua equipe? Você tem entregadores à disposição? Precisará contratar? Ou dependerá de plataformas específicas? Antes de se aventurar a aprender como divulgar o delivery, tenha claro qual a área de atendimento e o horário que o seu estabelecimento consegue atender, regiões e bairros e a distância (em quilômetros), você está disposto a atender. Ou seja, estes fatores são determinantes para entender o custo da operação (entrega) além de se certificar da melhor experiência possível para o cliente. Quanto melhor estruturado o seu processo de entrega, mais chances de ter resultado efetivo. Afinal de contas, uma má experiência pode resultar em ‘espantar’ o freguês e impactar na avaliação dele sobre o seu negócio.
3. Marketing para delivery
Após a estruturação do processo, comece a pensar na dinâmica do seu delivery. Quais os canais de atendimento o seu cliente entrará em contato com você (site, telefone, aplicativo próprio, whatsapp). Outro ponto fundamental é incentivar e treinar a sua equipe para como proceder quanto às entregas. Algumas estratégias como : estipular dias para oferecer desconto, entrega grátis e cartão de fidelidade (são algumas das boas formas de atrair o seu cliente). Além disso, divulgar o seu cardápio digital online em seus canais de comunicação também é uma forma de atrair os seus clientes.
4. Personalize seu material gráfico
As informações a respeito da sua entrega devem estar disponíveis no seu material gráfico (folhetos, cartões de visita, panfletos, site, blog; páginas no facebook, instagram de divulgação (certifique-se de colocar informações como horário de atendimento, formas de pagamento).
5. Como usar o delivery: Personalize a experiência do freguês
Imagine que você está com fome e a sua refeição demora muito além do esperado, certamente algum momento isso já ocorreu em sua operação no seu espaço físico e provavelmente você buscou alguma forma de contornar a situação. Pense nisso também quando se tratar do seu cliente que está em casa esperando, essa má impressão sobre o seu restaurante ou bar não é a mais esperada por você. Não é mesmo?! Entre as dicas para aperfeiçoar ainda mais a experiência do freguês estão: personalizar o uniforme do seu entregador ou motoboy, dos materiais que usa (caixa térmica, tampas, sacolas), entregar cartões com o qr code do seu cardápio digital criando campanhas com descontos, ofertas especiais e brindes apenas para os usuários do seu cardápio digital.
6. Use e abuse das redes sociais
Marque presença nas redes sociais onde o seu cliente se encontra. É inegável que houve um aumento do uso da internet no Brasil e no mundo todo, com isso as marcas que usaram o espaço como oportunidade estão conseguindo chegar mais fácil até os clientes. (Leia aqui). Aproveite para usar os recursos de páginas das redes sociais, seja ela Facebook, Instagram, Whatsapp, TikTok ou outra. Clique aqui e conheça o ranking das redes sociais mais usadas pelos brasileiros.É importante salientar que as redes sociais têm características e ferramentas diferentes, conheça-as antes de criar contas em vários canais e ter uma comunicação cheia de falhas com o cliente . No Instagram, por exemplo, é possível disponibilizar na bio (breve descrição da página) o link do seu cardápio digital. Atenção: é importante que as redes sociais da empresa sejam atualizadas com frequência, com conteúdo e promoções, fotos e vídeos do seu produto de forma bem clara.
7. Tenha o seu próprio cardápio digital
Após todo o processo de estruturação do seu delivery, de conhecer o seu público, é preciso que estas informações estejam atualizadas e visíveis para o seu freguês tomar conhecimento deste diferencial. Uma recomendação é que você tenha a versão digital do seu cardápio com o foodzap (www.foodzap.com.br) onde consegue estar vendendo digitalmente sem comissionamento e facilitando o operacional do seu delivery. Onde você pode criar uma estratégia de atrair o público do marketplace para o seu cardápio digital oferecendo descontos. Com isso, lucra mais a longo prazo com a redução dos custos com taxas. Além da chance de criar vínculos diretos e ampliar a fidelidade do seu cliente com o seu restaurante ou bar (pois, diferente das outras plataformas, o próprio cardápio reduz a chance do seu concorrente despertar a atenção do seu cliente. Além disso, o cardápio digital possibilita apresentar todo o seu menu, as formas de pagamento, tempo de entrega, taxa do serviço. Tudo isso de forma simples, fácil e intuitiva. Conheça aqui.
8. Use mídia paga
Quem alguma vez usou este recurso sabe que apenas o uso orgânico (sem patrocínio) tem um impacto mais geral e nem sempre fica visível para o cliente que deseja-se atingir. Engana-se quem pensa que é imprescindível desembolsar grandes quantias para utilizar mídia paga, uma estratégia de marketing que é versátil (em conteúdo – vídeo/imagens/textos). Entretanto, recomenda-se buscar conhecimento por meio dos cursos oferecidos pelas próprias plataformas como Facebook Ads , Google Ads e outros. Ou também, outra indicação é contratar profissionais capacitados e agências especializadas para fazer este tipo de mídia para o seu restaurante ou bar, tendo em vista que exige conhecimento sobre os canais de comunicação, dedicação e tempo para ter eficácia e ser certeiro com as campanhas.
9. Como divulgar seu delivery: Use fotos profissionais
Já dizia a máxima da fotografia, “há fotos que valem mais que mil palavras”. O efeito visual de uma boa foto do seu prato ativa instintos sensoriais. Pode ser a primeira vez que o cliente vê o seu restaurante pelo computador ou celular, qual a impressão que você quer passar do seu cardápio? Assim, no cardápio digital você pode apresentar imagens dos seus pratos, drinks, bebidas, sobremesas em boa resolução. Atualizar de forma prática algum item que esteja esgotado no seu estoque.
Entre em contato com nossa equipe comercial em nosso site e saiba mais sobre o Foodzap o cardápio digital.
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