top of page
Foto do escritorGigatron Franchising

Quais são as principais metodologias de gestão?

Como você deve ter imaginado lendo sobre todas essas formas de gestão, não existe um método único e concreto para realizar melhor esse trabalho.

Mas existem sim, várias metodologias e frameworks que entregam a base pronta desses processos para que você se adapte às suas necessidades. Veja as mais populares:



Análise SWOT


SWOT é uma sigla para Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats. Também é conhecida em português como matriz FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas, Ameaças).


Ela não é bem uma metodologia de projeto, mas de análise do cenário atual da empresa antes de colocá-la em prática. São diretrizes que te ajudam a definir como você pode fazer uma mudança na empresa e quais desafios estão atrelados a essa decisão.



PDCA


O PDCA (Plan, Do, Check, Act) é um método muito eficiente para gestões em constantes mudanças, bem como o controle de qualidade e melhoria em processos.


Ela cria um ciclo virtuoso de repetição, em que o gestor planeja uma mudança, executa, testa o seu sucesso e adapta para otimizar os resultados.



PMBOK


Ideal para gestão de projetos, o PMBOK não é exatamente uma metodologia, mas uma coletânea de boas práticas para garantir otimização no planejamento e execução desses processos. Isso fica claro até em sua sigla, que significa em português Guia para o Corpo de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos.



Metodologia ágil


As metodologias ágeis são mais comuns na gestão de empresas tecnológicas que trabalham com o desenvolvimento de softwares, mas pode ser bem interessante adaptá-las em outros cenários.


A ideia principal é trocar os processos completos de início, meio e fim por uma abordagem mais interativa: os processos são realizados para sua entrega mínima e, já em funcionamento, recebem constante aprimoramento para alcançar o resultado esperado.



BSC


O Balanced Scorecard se torna uma estrutura e um apoio para gestores empresariais. É um modelo de performance organizacional que abrange, em uma única tabela, vários aspectos diferentes da administração e operação da empresa.


A ideia é enxergar o balanço entre áreas diferentes, evitando que gestores foquem muito em alguns aspectos (financeiro, vendas) e não aprimorem partes igualmente importantes como a gestão de pessoas, o marketing e a gestão de ativos.



GPD


O Gerenciamento por Diretrizes, ou GPD, é uma metodologia também focada na melhoria constante de qualidade em um processo ou produto.


Assim, ele se assemelha a metodologias ágeis, mas com uma abordagem mais próxima (e que pode até englobar) da PDCA.


Caracteriza-se pelo foco nos resultados e detalhamento de etapas de projeto, sempre deixando espaço para ajustes de percurso ao longo do tempo.




Compartilhe!


50 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page